Série de 52 vitórias consecutivas teve início contra Cuba em disputa do bronze em Barcelona-1992, após derrota para Equipe Unificada. Americanas lutam pelo hepta e encaram a Sérvia na semifinal
Não deu nem para falar em rivalidade olímpica. Os Estados Unidos passaram por cima da Austrália na final do torneio feminino de basquete nos Jogos de Tóquio-2020 e seguem favoritíssimos no caminho da inédita sétima medalha de ouro consecutiva em esportes coletivos para mulheres. Três vezes vice no hexa americano entre Atlanta-1996 e Rio-2016, as australianas foram presas fáceis desde o primeiro quarto e estão fora das Olimpíadas com o placar de 79 a 55. Breanna Stewart, com 23 pontos, foi a cestinha.
Os Estados Unidos chegaram a 52ª vitória seguida em Olimpíadas. A última derrota aconteceu na semifinal de Barcelona-1992 para a Equipe Unificada de Estados Independentes, que reunia antigas repúblicas da desmembrada União Soviética. De lá para cá, só vitórias, que teve início com a garantia do bronze sobre Cuba, e seis medalhas de ouro.
Se o Brasil ficou com a prata em Atlanta-1996, a Austrália foi vítima em Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, mas não conseguiu fazer valer a tradição e impor dificuldades em Tóquio. Com a vitória por 24 pontos de diferença, os Estados Unidos têm pela frente a Sérvia, que eliminou a China por 77 x 70, na próxima sexta-feira, 1h40 (de Brasília).